quinta-feira, 2 de abril de 2015

Escrita espelhada na Educação Infantil



As pessoas adultas estão contaminadas com noções rígidas de “certo” e “errado”. Se a criança está agindo ou pensando da mesma forma que nós, consideramos que ela sabe, que está certa, que está aprendendo. Caso contrário, se ela assimila, ou entende uma situação de uma maneira que não está de acordo com nossas concepções e crenças, dizemos que ela está errada, que não está aprendendo. E, se não está aprendendo, então deve ter dificuldades, problemas, e assim por diante. 

Em primeiro lugar é importante ressaltar que espelhar letras e números é normal, pois a criança está em processo de construção da escrita. Para que a criança tenha o entendimento que nós adultos temos de que a escrita inicia da esquerda para a direita (no caso da cultura ocidental), algumas noções anteriores ao papel devem ser bem trabalhadas. 

A aquisição da escrita é posterior à aquisição da linguagem e posterior a um nível específico de maturidade motora humana.

A escrita espelhada é comum nas crianças até a idade de 7-8 anos. Espelhar letras e números é normal, pois a criança está em processo de construção da escrita.Se, entretanto, mesmo recebendo estímulo e ensino adequados, ainda assim ela estiver apresentando, além da escrita espelhada, dificuldade na aprendizagem da leitura e escrita, é prudente uma avaliação psicopedagógica.

Nenhum comentário: