sábado, 31 de março de 2012

Dia 31 de Março - Dia do Terapeuta Holístico




Institui o Dia do Terapeuta Holístico.

Art. 1º - Fica instituído o Dia do Terapeuta Holístico à ser comemorado, anualmente, no dia 31 de março.

Art. 3° - O Poder Executivo fica autorizado a incluir o Dia do Terapeuta Holístico no Calendário de Eventos Oficial do Estado.

Art. 2º - Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.

Sala de Sessões,  21 de março de 2003.

Deputado Estadual Giovani Cherini - PDT


JUSTIFICATIVA
        Este Projeto de Lei tem como objetivo instituir  o dia 31 de Março como o Dia do Terapeuta Holístico.

        Terapia = harmonizar, equilibrar.
        Holística = do grego holus: totalidade.
        Através da Terapia Holística a vida das pessoas pode tornar-se mais saudável, pois utiliza-se uma somatória de técnicas milenares e modernas, sempre suaves e naturais, proporcionando harmonia, autoconhecimento e incrementando a capacidade da pessoa tratada. Dentre estas técnicas podemos citar Yoga, Reiki, Tai Chi Chuan, Acupuntura, Aromaterapia, Homeopatia, Fitoterapia, Florais, Cromoterapia, Cristaloterapia, Xamamismo,  e outras terapias alternativas que ajudam a combater doenças de maneira eficaz e com custo acessível.
        As popularmente chamadas de "terapias alternativas" são aplicadas pelo Terapeuta Holístico, que procede ao estudo e à análise do cliente, realizados sempre sob o paradigma holístico, cuja abordagem leva em consideração os aspectos sócio-somato-psíquicos. Cada caso é considerado único e deve-se dispor dos mais variados métodos, para possibilitar a opção por aqueles com os quais o cliente tenha maior afinidade, promovendo a otimização da qualidade de vida, estabelecendo um processo interativo com seu cliente, levando este ao autoconhecimento e a mudanças em várias áreas, sendo as mais comuns: comportamento, elaboração da realidade e/ou preocupações com a mesma, incremento na capacidade de ser bem-sucedido nas situações da vida (aumento máximo das oportunidades e minimização das condições adversas), além de conhecimento e habilidade para tomada de decisão. Avalia os desequilíbrios energéticos, suas predisposições e possíveis conseqüências, além de promover a catalização da tendência natural ao autoequilíbrio, facilitando-a pela aplicação de uma somatória de terapêuticas de abordagem holística, com o objetivo de transmutar a desarmonia em autoconhecimento.
        A OMS - Organização Mundial da Saúde já reconhece a  importância das terapias alternativas no processo de cura.
        Considerando que o homem é corpo físico, mental, emocional e espiritual, nenhum processo de cura pode hoje se dissociar de contemplar o homem como um ser múltiplo, devendo ser respeitados diversos aspectos ao proceder-se um tratamento de saúde.
        Sabe-se também que a manifestação de uma desarmonia em todo esse complexo, consubstanciada no que chamamos doença, é, na maioria das vezes, a somatização, no físico, de um processo desarmônico em alguma parte do todo que é o homem.
        A escolha do dia 31 de março como o Dia do Terapeuta Holístico é em homenagem a São Benedito. O dia de devoção a São Benedito é 31 de março.
        São Benedito nasceu em 1526, em São Filadelfo, nos arredores de Messina, era filho de pais descendentes de escravos levados para a Sicília. Manifestou desde os 10 anos uma pronunciada tolerância para a penitência e para a solidão. Foi chamado de 'Santo Mouro' por causa da cor de sua pele e aos 18 anos, com o fruto de seu trabalho, provia o seu sustento e dos pobres. Operou diversos milagres. Além de tido, a oficialização do Dia do Terapeuta Holístico é o reconhecimento e a homenagem merecida aos abnegados profissionais que emprestam seus dons e conhecimentos pessoais em prol da comunidade, buscando melhorar o ser humano e o universo.
        Sala de Sessões,  21 de março de 2003
        Deputado Estadual Giovani Cherini - PDT

Nenhum comentário: