segunda-feira, 21 de junho de 2010

Timidez: medo ou ansiedade?


Acredito que todos nós, alguma vez na vida, já nos sentimos tímidos ou já conhecemos uma pessoa tímida. Mas será que a timidez tem mais a ver com medo ou ansiedade?

Em certas situações, podemos dizer que a timidez se mostra pois há o sentimento de ansiedade. O medo vem acompanhado de uma certa apreensão perante algo que "pode" acontecer em determinada situação. A ansiedade é um desconforto, perante algo que "imaginamos" que pode acontecer.

Atualmente, as palavras "medo" e "ansiedade" vêm sendo bastante utilizadas para descrever algum sentimento que não conseguimos identificar, até mesmo para descrever a timidez.

A timidez é um comportamento muito comum e está ligada a diversas situações do cotidiano, por exemplo: quando uma pessoa precisa falar em público, prestar um teste, fazer uma entrevista para um emprego, até mesmo conversar com aquela pessoa por quem se apaixonou. Algumas pessoas são tão tímidas que acabam apresentado sintomas do tipo: coração batendo de forma acelerada, diarréia, respiração ofegante, entre outros. Tudo isso é normal e natural, desde que tais sintomas não prejudiquem a pessoa.

A pessoa que é considerada tímida pode se beneficiar de essências florais específicas para este caso. Os florais ajudam a descobrir como se sociabilizar com naturalidade, sem medos específicos, desenvolvendo a autoconfiança, a ser autêntico, a confiar em sua própria capacidade, melhorar a auto-estima, a auto-expressão.

Nenhum comentário: