segunda-feira, 21 de junho de 2010

Solidão...

Existem pessoas que apreciam a solidão, estar em comunhão com seu próprio EU. Outras, sentem-se incomodadas quando estão consigo mesmas. A melhor companhia que podemos ter é a nossa própria, mas isso nem todo mundo consegue sentir. Ainda existe a diferença entre "solidão" e "ser solitário".

De acordo com o Aurélio:
Solidão é a condição de quem está desacompanhado ou só.
Solitário é a pessoa que está só, que evita a convivência, que vive em solidão.

Tem gente que tem medo da solidão quando ficar com mais idade, porque acha que não terá mais nada de bom para oferecer; tem gente que não gosta da solidão por sentir-se carente ou porque tem medo; há pessoas que preferem a solidão porque não tem paciência com outras pessoas, ou porque se julgam auto-suficientes; tem gente que acaba criticando tanto as outras pessoas, que acaba ficando solitário e não sabe o motivo; outras pessoas, por serem egoístas demais, não conseguem compartilhar e também afastam qualquer tipo de aproximação; tem gente que é muito desconfiada, acha que todo mundo que se aproxima é por alguma razão, para levar vantagem, e acabam se isolando de tudo. Razões são inúmeras.

Para usufruir dos florais, há que se descobrir a real causa da solidão que acompanha a pessoa, para que a mesma perceba a alegria de estar em boa companhia, principalmente em sua própria companhia.

Nenhum comentário: