sexta-feira, 18 de junho de 2010

Enurese Noturna


A enurese é falta de controle para fazer xixi. Atinge geralmente as crianças de até quatro anos de idade (podendo ocorrer com um pouco mais de idade) e, na maioria das vezes, acontece enquanto ela está dormindo. Por isso leva o nome de “enurese noturna”, mas existe também a enurese diurna.

A primeira coisa a ser feita é procurar um pediatra e ver sobre o estado de saúde da criança. Somente depois é que deve-se levar em consideração o lado emocional. São diversas as situações que podem causar esse problema: desde a chegada de um irmãozinho até brigas entre os pais. Tudo que é desconhecido ou que foge à rotina da criança gera ansiedade. A criança começa fica tensa, agitada, impaciente. Durante o sono é o momento em que ela “relaxa” e é então que o xixi escapa. Quando a criança encontra-se sob tensão, perceba se junto com a enurese ela apresenta agressividade com familiares e coleguinhas ou algum outro compostamento não habitual. Isso porque ela não sabe como agir, como enfrentar uma nova situação que está vivendo e acaba tendo reações instintivas. Existe também casos em que a criança regride emocionalmente e ela procura meios de chamar a atenção dos pais. A enurese entra como um tipo de somatização.

Uma sugestão aos pais da criança com enurese noturna é que procurem não criticá-la quando perceberem que o xixi escapou durante a noite, pois iniciará um processo no qual a criança se sentirá humilhada. A criança já acordou toda molhada e não compreende bem o motivo pelo qual sua cama encontra-se igualmente encharcada. Criem o hábito de esvaziar a bexiga da criança antes dela dormir, fazendo com que ela vá ao banheiro urinar antes de deitar e procure ajuda adequada ao caso.

Existem florais excelentes para ajudar a cessar a enurese, mas há a necessidade de se consultar um terapeuta floral credenciado para que este faça uma análise detalhada, diagnosticar o que se passa com a criança, prescrever as essências apropriadas a cada caso e dar o devido acompanhamento terapêutico. Os florais agem na causa, não no sintoma e, como explicado anteriormente, são diversos os motivos que podem levar a criança a fazer xixi na cama.

Nenhum comentário: