quarta-feira, 7 de abril de 2010

Menopausa


As mulheres de hoje devem entender a menopausa, não como a porta de entrada para a velhice, mas como o início de uma nova vida repleta de novos interesses e perspectivas. Não, não se trata de mais um discurso demagógico e otimista. Realmente, com os avanços dos conhecimentos sobre o climatério e menopausa, com os avanços de novas terapias, dietas balanceadas, programas de atividades físicas, terapias ocupacionais e emocionais, o envelhecimento passou a ser muito mais harmônico e compatível com melhor qualidade de vida.

Menopausa é quando os ovários deixam de produzir os hormônios estrógeno e progesterona. Não é uma doença, é apenas um estágio na vida da mulher.
A principal característica da menopausa é a parada das menstruações.
No entanto em muitas mulheres, a menopausa pode apresentar irregularidades menstruais.

Não existe idade pré-determinada para a menopausa. Geralmente ocorre entre os 45 e os 55 anos, no entanto pode ocorrer a partir dos 40 anos sem que isto seja um problema. Não há relação entre a primeira menstruação e a idade da menopausa, nem tão pouco existe relação entre a idade familiar da menopausa e a sua.

Algumas mulheres não sintem nada durante o período da menopausa. Outras poderão sentir alguns sintomas como:

1. Ondas de calor
2. Suores noturnos
3. Insônia
4. Menor desejo sexual
5. Irritabilidade
6. Depressão
7. Ressecamento vaginal
8. Dor durante o ato sexual
9. Diminuição da atenção e memória

É fundamental o acompanhamento por um médico ginecologista para que este oriente sua paciente sobre o que está acontecendo, sobre as alterações que poderá sentir.

A Terapia Floral vem complementar e mostrar que existe tratamento para se viver bem com a maturidade, no controle de hormônios, menopausa (fogachos entre outros sintomas), aceitar o corpo (mesmo torcendo para que demore a envelhecer), sentir-se linda . Quando trabalhamos todos esses temas e mais alguns que aparecer, automaticamente rejuvenescemos e aprendemos a ter prazer em amadurecer.

Os florais têm a capacidade de nos ensinar a ver a beleza da maturidade. O segredo é manter a alma jovem, para isso mantenha a mente jovem. O corpo reflete sua alma. O aspecto jovial toma conta de todo o corpo e até o seu sorriso será de uma criança.

Nenhum comentário: