quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

2010: A Imperatriz e o Ciclo Gestacional Terrestre



A Imperatriz é o arcano que melhor representa o universo feminino. Habitualmente representada por uma jovem grávida, coroada, tendo como cenário de fundo a natureza (baralhos modernos), sua imagem evoca a fertilidade e expressão espontânea da beleza em todos seus nuances, favorecendo tudo que diga respeito às mulheres de forma geral. Seu poderio matriarcal coloca o sexo feminino em primeiro plano, seja no âmbito social, político, artístico, esportivo, intelectual e até mesmo religioso. Mas, aqui não se limita apenas às mulheres de “carne e osso”; a mãe natureza em todo seu esplendor é aqui manifestada, e todas as forças criadoras e/ou geradoras universais.

São três as principais manifestações desse arcano: geração, beleza e vida. Quando falo em geração, me refiro normalmente a dois conceitos: gestação e produção. Tomando o primeiro termo, a ênfase às mães e cuidados relativos à gravidez são temas que se destacam no ano. Isso vem beneficiar também todos os profissionais diretamente ligados à mulher: obstetras, ginecologistas e parteiras, de forma geral. A preocupação com a saúde feminina costuma estar em alta, surgindo campanhas de prevenção contra o câncer de mama e de ovários com maior frequência. É reforçada a importância do parto tradicional e a alimentação mais natural. O índice de mulheres grávidas pelo mundo pode aumentar sensivelmente.Artistas famosas podem realizar propagandas com o objetivo de levar orientação às mulheres nesse quesito (e também proteção à saúde dos seios e aparelho reprodutor).

É um ano bastante favorável à produção em todos os setores, especialmente o agrícola e pecuário. Costuma ocorrer uma significativa expansão dessas áreas no ano regido pelo arcano 3; aliás, todos aqueles que dependem da terra e dela extraem frutos ou criam animais, costumam ser beneficiados. Mas, sabemos que a mãe natureza responde também às ações do homem: extremos são comuns, em áreas que costumeiramente apresentavam-se secas, podem ser abençoadas com chuvas torrenciais (o contrário também é possível). O problema são as enchentes e estiagens prolongadas em pontos opostos do país e do mundo.

Ainda me referindo à produtividade, o ano da Imperatriz propicia muito as áreas que exigem criatividade. Novos designs costumam surgir sob a sua influência, e a procura de recursos “politicamente corretos” que visem à proteção da natureza, passa a ser mais frequente (de biodegradáveis a recicláveis). A arte é beneficiada, particularmente no que diz respeito à decoração e paisagismo. A moda é um segmento que também é bastante favorecido pelo arcano, assim como os setores de beleza (esteticistas, cabeleireiros, maquiadores, personal trainners, massagistas corporais, cirurgiões plásticos, etc.).

A beleza tende a ser um dos pontos fortes do ano. Ênfase para os concursos de Miss, novas tendências da moda, ampliação do setor cosmético e perfumarias. Mais rostos bonitos tendem a surgir na TV, ênfase nas mulheres. Uma nova safra de modelos tende a invadir as passarelas, as agências vão ferver em 2010. Podem surgir novas linhas de produtos com “marketing ecológico” oriundos de empresas já consagradas no mercado.

O ano 03 é um ciclo para se resgatar o valor e a dignidade à vida. Portanto, todas as formas de vida passam a ser objeto de lutas mais acirradas, aumentando o esforço das ONGs em proteger o meio ambiente e promover programas educacionais e conscientizadores a toda população mundial. Uma grande quantidade de novas espécies (botânicas ou animais) podem ser descobertas, tanto no meio terrestre como também no meio marinho. Entidades protetoras se pronunciarão com mais rigor diante do descaso dos governantes mundiais.

Sem que os esforços de esportistas do sexo masculino sejam desfavorecidos, o arcano promete mais conquistas entre as mulheres. Por si só, isso pode significar a impossibilidade de nossa seleção de futebol garantir mais um caneco na próxima Copa. Por um lado, pode sugerir grandes frustrações; por outro, a chance de corrigir erros infantis para que não se repitam numa próxima competição. O Brasil precisará dar tudo de si para jogar seu famoso “futebol arte”.

Na política, mesmo sendo o ano das mulheres, não será uma delas que conseguirá se eleger. Certamente, o político que melhor sensibilizar e atender as necessidades (exigências) da mulher brasileira será o eleito. Dilma se apresenta como o “Imperador” do tarô, arrogante e presunçosa, com atitudes “pouco femininas” - isso lhe garantiria as eleições se estas acontecessem no ano de 2011 (ano do arcano 04). Porém, será o presidente aquele que demonstrar maior sensibilidade e delicadeza no trato com a população.

A preocupação pode recair sobre acidentes com sérios danos ambientais (vazamento de óleo ou outra substância tóxica); escândalos envolvendo modelos ou artistas; o destempero político (novos embates entre nossos governantes e a falta de respeito/ética); a desapropriação e desinstalação de várias famílias de áreas ambientais; passeatas ou movimentos urbanos promovidos por mulheres em prol da segurança pública; a natureza cobrará do homem mais rigorosamente por todos os abusos cometidos ao longo dos últimos anos.

O ano poderá ser proveitoso, se colocado o coração a serviço das causas nobres. Um ano para valorizar mais sua esposa, mãe e amigas. Para os homens, boa fase para explorar a criatividade e aumentar sua produtividade pessoal. Para as mulheres, um período para destacar-se mais (profissional e socialmente), resgatar a própria feminilidade e sentir-se mais sensual e bela. Para aquelas que desejam ser mãe é uma ótima influência simbólica, favorecendo esse objetivo. O amor será a tônica e a beleza se fará presente. Acima de tudo, é um período para darmos mais valor à nossa vida e existência.

Por Giancarlo Kind Schmid
www.taroterapia.com.br

Este texto pode ser visualisado no site:
http://www.clubedotaro.com.br/site/p55_6_prev10_Gian.asp

Nenhum comentário: