quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Florais e a Auto-Estima


Ter a auto-estima elevada pode fazer toda diferença na vida de uma pessoa. Essa é a afirmação que ouvimos em palestras, vídeos, livros e programas de televisão onde o bem-estar, a qualidade de vida e os relacionamentos interpessoais são enfocados.

Mas o que é AUTO-ESTIMA?

Alguns autores e a maioria dos leigos dizem: É gostar de si mesmo, valorizar-se! Outros dirão: É ter uma opinião positiva de si mesmo, ter uma boa imagem de si. Há quem defenda: É ser confiante, acreditar em si e em sua capacidade. Se pedimos para explicarem melhor estas afirmações, acabam fazendo uma diferenciação entre amor-próprio, auto-conceito, auto-imagem, auto-confiança e auto-estima. Vamos tentar facilitar isso tudo, até porque as afirmações acima não estão erradas ao definir auto-estima, mas incompletas. Acredito ser uma definição mais adequada apresentarmos auto-estima como a opinião acerca de si (auto-conceito), somada ao valor ou sentimento que se tem de si mesmo (amor próprio, auto-valorização), adicionado a todos os demais comportamentos e pensamentos que demonstrem a confiança, segurança e valor que o indivíduo dá a si (auto-confiança), nas relações e interações com outras pessoas e com o mundo. Então, não estamos falando apenas de um sentimento que temos por nós mesmos. Mais do que isso, estamos falando de pensamentos e comportamentos que temos relacionados a nós mesmos.

Quando a auto-estima está baixa, o crescimento fica estagnado, a coragem diante da vida diminui, desistimos de arriscar coisas novas e até de sonhar. Por isso, a auto-estima é um valor de sobrevivência.

Se você está com a auto-estima abalada, pode e deve procurar ajuda para corrigir isso o mais rápido possível, evitando doenças.

A Terapia Floral pode ajudar bastante e o ideal é encontrar um terapeuta habilitado para , através de consultas seqüenciais, buscar o autoconhecimento, pois permitirá entender e identificar o que acontece que faz você sentir-se menos valorizado. Com base na análise, é possível indicar-lhe as essências florais mais apropriadas ao seu caso.

Nenhum comentário: